15.9.09

It - Uma obra-prima do medo (Mini-Série)


Lançado em 1990, a mini-série "It" (traduzido no Brasil como 'It - Uma obra-prima do medo' apesar do livro ter sido traduzido como "A Coisa") segue um caminho ruim, ao contrário do livro. Com uma tecnologia fraca, mesmo para a época, "It" é uma mini-série fraca e que foge bastante da história do livro.
"It" foi lançado em dois episódios para a televisão americana (o que, de certa forma, explica a tecnologia fraca) e conta a história da força maligna, chamada de "It", que aparece na forma do palhaço Pennywise (estrelado por Tim Curry), assolando a pequena cidade de Derry no Maine.
Com um enredo bastante condensado (o que é de se esperar na maioria de filmes baseados em livros) e fraco, "It" infelizmente mistura os eventos de 1958 e 1985 de uma forma péssima, confundindo e alterando bastante a história original do livro, inclusive trocando os papéis de alguns personagens. Na minha opinião, muitas partes que poderiam ser cortadas foram incluídas e outras que deveriam ter feito parte da mini-série foram retiradas. A forma final de "It" é terrivelmente mal feita, mesmo levando em conta a tecnologia da época. Apesar disso, o palhaço Pennywise é um ponto alto da mini-série e foi muito bem retratado.



Na minha opinião, a mini-série força demais a história e mistura elementos de uma forma confusa, inclusive tornando cômicas algumas partes. Algumas cenas não fazem tanto sentido no filme mas fizeram no livro, deixando algumas coisas pouco explicadas ou não explicadas. O final, por exemplo, não faz tanto sentido no filme, mas no livro teve um grande significado, talvez fosse melhor se tivesse sido alterado, por mais discrepante do livro que se tornasse. Apesar disso, esse série foi um marco do terror na época.
Para a felicidade dos fãs e das pessoas que não gostaram dessa mini-série, a Warner Bros. detem os direitos da obra e um novo filme sobre "It" está previsto para 2011.

Nenhum comentário: