7.9.09

It (A Coisa)


Atenção: Pode conter spoilers.

Lançado em 1986 sob o nome "It" e no Brasil como "A Coisa", este livro conta a história de 7 crianças aterrorizadas por um monstro conhecido simplesmente como "It", uma entidade maligna que atormenta a região aonde fica a cidade de Derry, Maine desde o ínicio dos tempos. Essa entidade ataca as crianças com mais frequencia e toma a forma dos medos delas. Uma das formas mais famosas é a do palhaço Pennywise, imortalizada na mini-série lançada para televisão e estrelado por Tim Curry como Pennywise. Os locais mais assombrados são os canos de esgoto, aonde as crianças escutam vozes e aonde são encontrados grande parte dos corpos.
O livro se passa em 2 períodos diferentes: 1958 e 1985. Em 1958 quando as 7 crianças possuem 11 ou 12 anos e em 1985, quando elas já são adultas, realizadas em suas vidas.
É interessante notar que cada personagem sofre de algum problema em sua infância, mas todos tomam coragem para enfrentar "It", numa luta mais espiritual do que física. Bill Denbrough é um gago que sofre preconceitos e vive abalado com a morte do irmão George (que foi estripado por Pennywise). Ben Hanscom é um obeso, vítima de zoações constantes e apaixonado por Berverly Marsh, uma bela menina ruiva que apanha constantemente de seu pai. Eddie Kaspbrak é altamente submisso a sua mãe e sofre de asma. Stanley Uris possui medo acima do normal e sofre preconceitos por ser judeu. Michael Hanlon é negro e sua família é vítima da família Bowers. Richie Tozier é engraçado e bem-humorado mas não sabe se manter quieto quando deve.
Outra característica que torna o livro ainda mais atraente são os interlúdios, escritos por Michael Hanlon (adulto) que conta a história de Derry e seus estranhos e violentos acontecimentos desde a fundação da cidade. E, diferente dos clichês do terror como castelos, casas e cidades assombradas, em "It" o esgoto é a principal parte assombrada e a aventura das 7 crianças pelo esgoto é envolvente e aterrorizante, realmente muito boa.



Não entrarei em detalhes pois não pretendo fazer um resumo do livro. Na minha opinião, "It" está entre os melhores livros de King. Com mais de 1000 páginas o livro nacional encontra-se na faixa de R$80,00. Porém, para quem sabe inglês, talvez seja mais vantajoso comprar a edição norte-americana em pocket book que é possível conseguir por R$22,00 na Livraria Cultura online.
Em breve um tópico sobre a mini-série "It" que infelizmente, na minha opinião, é péssima.

Nenhum comentário: