3.10.10

Os políticos de Stephen King

Aproveitando o dia das eleições no Brasil, nada mais justo falar um pouco dos políticos nas obras de King. Stephen King sempre descreveu bastante política em diversas obras, obviamente, dos EUA. Algumas vezes, como em um capítulo de Zona Morta (Dead Zone), King se aprofunda bastante e até confunde quem não tem um conhecimento maior sobre a política norte-americana.
Os políticos inventados por King normalmente têm destinos ruins, em suas vidas ou em suas carreiras e não é raro King retratar um político como mau.
Abaixo seguem alguns políticos de destaque nas obras de King. Lembrando que isso está limitado aos livros que eu já li e que cada seção tem spoilers dos seus respectivos livros.

Greg Stillson - Zona Morta (Dead Zone)



Provavelmente Stillson é um dos políticos que mais se destaca nas obras de King. Vilão principal de A Zona Morta, embora sua participação seja bem pequena na primeira metade do livro.

Descrição: Stillson é o tipo de político que faz discursos revolucionários, representando a classe dos trabalhos e lutando pelos direitos do povo. A verdade é que Stillson quer poder, muito poder e nada pode impedi-lo de ir atrás de poder. Ao seu lado, estão ex-viciados e ex-criminosos, ajudando em sua campanha.

Objetivo: Queria ser senador em Washington e posteriormente, como Johnny Smith previu, desejaria o cargo de presidente dos EUA.

Destino: Graças a Johnny Smith, Stillson decaiu politicamente e tornou-se um 'ninguém'.


Randall Flagg - A Dança da Morte (The Stand)



Randall Flagg é o mal em pessoa. Em A Dança da Morte, Flagg se aproveita de um fato para se ascender politicamente. Que fato? O fim do mundo. A oposição formada entre Flagg e Mãe Abigail é, acima de tudo, política, ainda que Mãe Abigail represente mais uma figura religiosa. Flagg lidera um grupo de pessoas que acredita nele para reviver o mundo pós-gripe.

Descrição: Flagg não é um político, mas se tornou um após a epidemia de gripe (Capitão Viajante) e além de político muito mal, com desejos de recuperar armas nucleares para usar em seus rivais, Flagg também possui poderes, representando o próprio Diabo.

Objetivo: Não é certo, mas provavelmente queria ser o dono do mundo.

Destino: Flagg vive.

Big Jim Rennie, Andy Sanders e Andrea Grinell - Under the Dome



Esses três representam os Selecionados de Chester's Mill, que fazem o papel de prefeito da cidade do Maine. Com características bem diferentes, os três tentam governar a cidade após a redoma surgir, mas o que eles conseguem? Sangue, destruição, morte, etc.
Hierarquicamente: 1- Sanders 2- Rennie 3-Grinell

Descrição: Big Jim pode ser comparado com Greg Stillson. É um político sem escrúpulos e que deseja poder, acreditando que Deus lhe enviou para guiar uma cidade de idiotas e ignorantes, e portanto, ele pode fazer tudo para que alcance seus objetivos e, é claro, encher um poucos seus bolsos enquanto isso. Sanders é um homem simples, quer o bem de seu povo, ama sua família e seria capaz de corrupção, desde que isso não prejudique o povo da cidade. Grinell tem pouco poder, é mais contida e deixa todas suas fraquezas à mostra, para serem usadas por seus rivais.

Objetivo: Rennie almeja poder e dinheiro. Sanders quer o bem de seu povo inicialmente mas, no fim do livro, torna-se viciado em metanfetamina, desejando fazer a vontade de Deus e tornando-se um fanático. Grinell só quer sobreviver e que seu povo também sobreviva.

Destino: Rennie morre de um ataque cardíaco, após ficar completamente louco. Sanders torna-se um louco viciado e fanático e ocasiona uma explosão gigante sob a redoma. Grinell percebe os objetivos de Rennie, mas acaba morrendo ao tentar confrontá-lo.

Nenhum comentário: