23.10.10

Entrevista com Mick Garris: 'Saco de Ossos', 'Buick 8' , 'Desespero' e mais.


Recentemente foi publicado um tópico com uma entrevista com Mick Garris, responsável por diversas adaptações de King como O Iluminado (de 1997), A Dança da Morte (The Stand) para a TV americana aonde ele fala sobre Andando a Bala (Riding the Bullet) e o futuro filme para a TV de Saco de Ossos (Bag of Bones).
Segue abaixo uma nova entrevista, traduzida e adaptada, com Garris feita pelo StephenKing.pl da Polônia.

SKPL: Nossa última conversa foi há 6 anos. Desde então você fez um filme de King, 'Desespero'. Podemos pedir para você voltar ao passado e nos dizer algo sobre isso? Como nós lembramos, houve alguns problemas com ele.

Garris: Bom, foi uma filmagem muito complicada pois foi na estrada e com um elenco, dentre outras razões. Foi uma história complicada, e nós tivemos um incêndio bem ruim no set da mina subterrânea. Uma luz estourou e tudo pegou fogo. Foi uma experiência aterrorizante. Então, a rede de TV resolveu não promovê-lo da forma certa, e o colocou no ar junto com o final de American Idol, que é , de longe, o programa mais popular na TV americana.

SKPL: Como foram com as resenhas? 'A Dança da Morte' e 'O Iluminado' foram aclamados pela crítica. E os outros projetos?

Garris: As resenhas para 'Desespero' foram mistas. Alguns gostaram, outros não. Assim como 'Andando na Bala'; Quando você faz algo fora do comum, ou algo muito pessoal, você corre o risco de alienar a audiência. Com 'Desespero', muitas pessoas gostam mais da primeira metade do que da última, que é quando Collie Entragian desaparece.

SKPL: Você ficou muito nervoso com a reação de King quando ele assistiu seu primeiro projeto dele, 'Sonâmbulos'. Como é agora, depois de todos esses filmes?

Garris: Claro! Eu passei o filme para ele e Tabitha sozinhos em uma sala de cinema em New York, nervoso como um gatinho. Felizmente, ele adorou, e foi um dia magnífico, e realmente deslanchou nosso relacionamento, pessoalmente e profissionalmente. Ainda fico bem nervoso ao mostrar para ele os novos trabalhos, mas nós temos uma amizade e confiança que foi construída ao longo dos anos. Ele ficou bem entusiasmado com 'Desespero'. E, a propósito, 'Sonâmbulos' teve quase todas suas resenhas negativas quando foi lançado. Agora quando vou aos festivais e convenções, eu encontro tantos fãs de 'Sonâmbulos. Acho que ajuda se você viu quando era criança.

SKPL: Você já pensou em adaptar a saga da 'Torre Negra'? Todo mundo fala o quão difícil de se transformar num filme é esse material. Os criadores de 'Lost', que são grandes fãs de King e da própria 'Torre Negra' compraram os direitos e desistiram deles na primeira fase de preparações quando eles pensavam em como fazê-lo. Agora haverão três filmes e duas temporadas de seriado. Você acha que isso pode funcionar?

Garris: Veremos. King e eu conversamos sobre isso anos atrás, como uma minisérie para a HBO, mas ia ser caro demais. Eu escrevi um roteiro de 'O Talismã' para a televisão que Spielberg ia produzir, mas também era caro demais. Ron Howard é uma boa escolha para isso, então vamos ver o que ele faz.



SKPL: Houve algumas novidades de que você ia começa a filmar 'Saco de Ossos' em breve. Pode nos dar alguns detalhes sobre o que está acontecendo? Quais os planos para a minisérie?

Garris: Será uma minisérie de 4 horas, em 2 partes. Matt Venne escreveu um maravilhoso roteiro, e estamos na fase de negociar. Estivemos trabalhando nisso por 4 anos, então eu não tentarei o destino dizendo mais que isso. Mas estamos chegando perto, e está bem fiel ao livro.

SKPL: Você será o produtor da adaptação de 'Buick 8'. De onde veio essa idéia de que você não vai dirigir, apenas produzir?

Garris: Outros produtores já estavam no jogo. Quando pediram a Tobe Hooper para dirigir, eles me pediram para ser um produtor, já que sou próximo de Tobe e King. Os roteiristas também trabalharam em 'Mestrer do Horror', e somos amigos também. Eu estava feliz de me unir ao grupo. Mas parece que ele não acontecerá tão cedo.

SKPL: Até onde sabemos ele está parado. O que houve?

Garris: Não é uma sequência, remake ou sobre um grupo de adolescentes. Difícil fazer filmes de terror que não se encaixam nessa fórmula, mesmo com o nome de King. É uma vergonha.



Para ver a entrevista completa, em inglês, clique AQUI. Garris fala sobre sua opinião de alguns filmes de King, sobre Star Wars, Michael Jackson e os problemas de adaptações para a TV.

Detalhe para o destaque em amarelo: o site StpehenKing.pl disse que serão duas temporadas para o seriado da Torre, mas não sei qual a fonte e a validade dessa informação.

Nenhum comentário: