28.4.08

A estranheza do Ka-Tet


Após ler a Torre Negra e parar para pensar um pouco em cada um de seus personagens, sobretudo nos do Ka-Tet de Roland, você chega a conclusão que todos tinham características que impedem que eles sejam chamados de "normais" (não é só na Torre que há personagens bem diferentes de um padão "normal"). Atenção: há spoilers!!
Começando pelo líder do Ka-Tet: Roland. Um homem alto, magro, olhos azuis e vazios de emoção. Carrega duas pistolas de tempos imemoriais, pode ter mais de 300 anos e segue em uma jornada que parece ser impossível. Mas não é só isso. Roland também carrega nas costas um peso incomparável de tristeza: viu sua amada Susan morrer queimada, viu seus melhores amigos morrerem um por um, matou sua mãe sem querer, dentre outros motivos. Seguimos então com Eddie Dean, nova iorquino muito bem humorado dos anos 80, extremamente viciado em heroína, além de também comerciar a droga. Odetta Susannah Holmes Walker, uma negra dos anos 60, não possui as duas pernas e é esquizofrênica. Uma de suas personalidades é Odetta Holmes, uma mulher calma, defensora dos direitos dos negros, muito conformada com tudo. A outra é Detta Walker, uma ladra psicótica, com ódio mortal por brancos e totalmente louca. E Jake? Um simples menino normal? Jake não possui realmente muitas características anormais, mas podemos considerar: possui o "toque" e morre 3 vezes durante a série (isso sim pode ser chamado de anormal, embora não seja culpa de Jake). E o trapalhão Oi, um tipo de fuinha do mundo médio talvez seja o mais normal, tirando o fato de conseguir imitar o som da voz humana. Além do ka-tet de Roland os outros personagens da Torre também não são nada normais, por exemplo, Calvin Tower é um colecionador viciado em livros e descrente de tudo que acontece.

26.4.08

Rose Red


Depois de um tempinho sem atualizar, estou de volta.
Rose Red (não confundir com o livro 'Rose Madder') é um mini-seriado (depois "transformado" em filme) escrito totalmente por Stephen King. Um dos melhores (e mais longos) filmes de terror que já vi. A história é a seguinte: Um professor de psicologia lidera uma equipe para investigar um mistério envolvendo supostos fantasmas na mansão conhecida como Rose Red. A mansão faz com que as mulheres sumam e os homens morram. Durante o filme, vestígios da antiga família (a família Rimbauer) que morava no local são encontrados, além de estranhas conexões entre a mansão e a garotinha Annie. Annie é uma menina com poderes muito semelhantes à Carrie (do livro "Carrie, A Estranha"), conhecida como telepática e telecinética ou seja, capaz de ler/ver mentes e mover objetos sem tocá-los. Típica pessoa considerada paranormal.
O seriado foi posteriormente lançado em dvd (dois dvds) como um filme com 4 horas e 14 minutos de duração.
Um livro baseado no roteiro também foi lançado: "The Diary of Ellen Rimbauer: My life at Rose Red" (Diário de Ellen Rimbauer: minha vida em Rose Red, sem tradução nacional) porém não foi escrito por Stephen King, foi escrito por Ridley Pearson mas inteiramente baseado no roteiro de SK.
Recomendo fortemente o filme. O livro nunca li.

16.4.08

Em algum lugar muito distante...


Nesse tópico farei uma análise detalhada da letra de 'Somewhere Far Beyond' do Blind Guardian, que fala sobre A Torre Negra. A letra que postarei aqui é a letra traduzida.

Algum lugar muito distante

Eu vim de longe
Além da sua realidade
O oceano do tempo
É a odisséia dos meus
Eu sou o narrador
E agora eu lhe conto
Aonde estive
E o que vi
E como isso termina

[Essa parte pode se referir a Roland falando sobre sua jornada ou à Stephen King que é personagem da Torre e escreve (guia) a grande odisséia de Roland. Como esse álbum é de 1992, suponho que seja a primeira opção que a banda quis passar]

Bem vindo ao deserto
Em um mundo que está ficando mais rápido
Aonde estou sozinho por enquanto
Está ficando mais rápido...
Para longe da luz direto para o escuro
A marcha do tempo começou...
Eu fui pego em um antigo sonho tão brilhante...
E então a marcha do tempo começa

[O deserto que essa parte se refere é o Mohaine, aonde começa o 1º livro da série com Roland seguindo em direção ao seu grande objetivo, seu grande sonho]

O homem de preto ele aguarda
Atrás dessa última tarefa
Há muito sofrimento
Ao sacrificar o único filho
As legiões dos perdidos
Aguardam na velha mina
Eles tentam me parar
A batalha começou

[Essa parte fala sobre Roland seguindo o homem de preto pelo deserto, sobre a morte de Jake, quando ele cai da ponte e Roland não se importa e fala também dos Vagos Mutantes, criaturas provavelmente afetadas por alguma ameaça nuclear do passado que apareceram no caminho de Roland e Jake, ainda no 1º livro]

Eu não tenho medo
De andar pelo deserto
Estou tão sozinho no meu caminho
E eu não temo esse caminho sujo esquecido por Deus
Em algum lugar muito distante

Em algum lugar muito distante
A marcha do tempo já começou
Em algum lugar muito distante da sua realidade
A marcha do tempo começa...

Olhe para minha alma
E por trás dela
Há algumas coisas que eu tenho que esconder de você
Estou seguindo o homem de preto
Estou perdendo controle
E não me importo com o que está acontecendo ao garoto

[Novamente: jornada de Roland seguindo o homem de preto e morte de Jake caindo da ponte]

Bem vindo ao novo mundo
Mais um passo para a Torre Negra
E meu corpo inteiro está em chamas
Estou buscando aquelas "coisas curadoras" para estar preparado
A marcha do tempo começou
Fui pego na vida suja de um prisioneiro
E então a marcha do tempo começa....

[Agora sim a marcha do tempo começa para Roland. Já estamos no 2º livro. Essa parte fala sobre quando ele chega na praia, perde alguns dedos da mão e do pé e fica ardendo em febre. Roland encontra a primeira porta da sua vida, a porta do Prisioneiro, que se abre para Eddie Dean, um "prisioneiro" da heroína, cidadão da Nova York dos anos 80. As "coisas curadoras" que Roland se refere são os remédios que estão no mundo de Eddie e são capazes de diminuir sua febre. ]

O Prisioneiro trouxe o feitiço curador
A Dama das Sombras descobriu-se no sofrimento
E a morte traz respostas para todos nós

[Descreve as 3 portas que Roland encontra na praia. A de Eddie Dean, viciado em drogas, o Prisioneiro que trouxe remédios ("feitiço curador" para Roland) de seu mundo para Roland. A porta da Dama das Sombras: Odetta Holmes/Detta Walker, uma negra americana dos anos 60, que não tem as 2 pernas e é esquizofrênica. E a 3ª porta: Jack Mort, do louco assassino responsável pela perda das pernas de Odetta e pela primeira morte de Jake em Nova York.]

O que eu encontrarei
Quando a Torre Negra aparecer?
Será o fim ou apenas uma jornada depois de tudo?
Eu sou o narrador
E agora eu lhe conto
Aonde estive
E o que vi
E como isso termina

[Os 3 primeiros versos dessa estrofe parecem claros para quem já leu a Torre até o final. Lembrando que em 1992 SK não havia acabado de escrever a série]

Olhe em volta e veja
O mundo está ficando rápido
Mais rápido, dia após dia...
Em algum lugar muito distante
Eu tentarei mudar isso se eu puder
Em algum lugar muito distante
Há apenas uma chance e ela está...
...em algum lugar muito distante
Em algum lugar muito distante
A marcha do tempo começou!
A marcha do tempo começou!






15.4.08

Torre Negra HQ Nº 2


Ontem comprei a 2ª edição da hq da Torre Negra: Nasce o Pistoleiro da Marvel Comics, representada pela Panini aqui no Brasil. Como comecei o blog depois do lançamento da 1ª edição, vou começar a fazer uma análise de cada edição a partir dessa, assim que elas forem lançadas.
Certamente há spoilers do gibi e dos livros.
A capa da edição 2 mostra Roland de costas no deserto e uma enorme sombra da Torre no fundo, com uma águia voando sobre Roland.
A revista começa exatamente como acabou a 1ª, com Steven, pai de Roland, encontrando Roland com uma prostituta em um bordel de Gilead. Não irei descrever a revista página por página pois não teria graça nenhuma mas vou falar de algumas partes que chamam a atenção.
Uma das páginas mostra o castelo do Rei Rubro (que aparece no final do livro VII da Torre Negra) cheio de corpos (e pedaços de corpos) empalados. O Rei Rubro é representado como uma aranha gigante, cercado pelas esferas do arco-íris de Merlim. Marten Broadcloak fala diretamente com ele utilizando o Treze Preto (quem diria que esse globo iria parar debaixo do World Trade Center?). Nessa edição, encontramos também Roy Depape, Clay Reynolds e Eldred Jonas e também uma aparição rápida de Sheemie, o débil-mental que terá uma participação significativa em duas partes da história. A bruxa Rhea da colina Cöos também aparece e até que sua aparência é bem melhor do que a que eu tinha na minha imaginação. Susan Delgado, a grande amada de Roland também aparece e sua visita à Rhea também é mostrada nessa edição.
No final da revista há um mapa do Baronato de Nova Canaã, com Gilead no centro. Também temos um texto ilustrado chamado "A Geografia Sagrada do Mundo Médio" que relata uma aula de Vannay à Cuthbert, Alain e Roland explicando sobre os Feixes de Luz, a Torre Negra e dos mundos e universos que existem em diversas realidades.

12.4.08

Temas clássicos de Terror











Como Stephen King é um escritor de terror ele obviamente aborda os temas clássicos de terror, conhecidos em filmes e contos, novos ou antigos. Se você procura por história de Lobisomen, pode encontrar no livro "A Hora do Lobisomen" (Circle of the Werewolf). Caso você prefira vampiros pode encontrá-los em "A Hora do Vampiro" (Salem's Lot) ou na Torre Negra V, VI e VII. Outro tema de terror muito comum é o de fantasmas, espíritos ou aparições. Em "Saco de Ossos" (Bag of Bones) e "O Iluminado" (The Shinning) você os encontrará. Lembrando que certamente há outros livros que abordam esses temas, mas estou apenas citando os que conheço. Zumbis e Mortos-Vivos podem ser encontrados em "O Cemitério" (Pet Sematary) ou na Torre Negra. Outro tema comum em livros e contos de terror é o de pessoas paranormais. Na literatura de SK você pode encontrar pessoas com dons "extras" em "Insônia" (Imnsonia), "Carrie, A Estranha" (Carrie), no John Coffey de "À espera de um milagre" (The Green Mile), no Duddits de "Apanhador de Sonhos" (Dreamcatcher) e aos montes (Patrick Danville, Jake Chambers, Alain Johns, etc) na Torre Negra. Um tema menos abordado em livros de terror é o da invasão alienígena, que pode ser encontrado em "Apanhador de Sonhos". Mas não é só se baseando em temas clássicos da literatura de terror que SK escreve. Para citar muitos temas bem originais temos: "Christine" fala sobre um carro possuído por um espírito maligno, em "A Coisa" temos um palhaço demoníaco, "Rose Madder" fala sobre uma mulher violentada pelo marido que foge de casa e acaba acontecendo muitas coisas "amedontradoras" e "estranhas" em sua vida. Além desses e dos já mencionados nos dois posts anteriores, existem também dois outros livros que não conheço muita coisa mas acredito que abordem temas bem originais são "A Incendiária" (Firestarter) e "Cão Raivoso" (Cujo).

10.4.08

Emagrecido!

Seguindo a mesma linha do tópico anterior, vou falar de um livro com uma história um tanto quanto diferente. A "Maldição do Cigano" ("Thinner")foi o último livro de Stephen King publicado sobre o pseudônimo Richard Bachman.
O livro conta a história de William Halleck (conhecido como Billy), um advogado obeso de mais de 100kg que atropela uma cigana. Halleck é levado à justiça e ganha o caso. Até esse ponto, tudo ótimo, porém, no final do julgamento o pai da cigana (sim, o pai...apesar da cigana aparentar uns 70 anos) diz uma única palavra que irá mudar a vida de Halleck: "Emagrecido!" ("Thinner!"). Desse momento em diante Halleck passa a perder peso direto. Cada capítulo do livro é seu peso e um dos últimos capítulos se chama 54,5. Apenas para se ter idéia do que essa maldição ocasionou ao pobre Halleck.
E não é apenas isso. Halleck busca uma cura acima de tudo, e no meio de sua busca encontra outra pessoa que foi amaldiçoada: um policial que aliviou a pena que Halleck receberia está sofrendo de um caso seríssimo de acne. Para resolver esse mistério e buscar a cura para seu emagrecimento, Halleck conta com a ajuda de um amigo seu, ex-membro da Máfia: Richard Ginelli (O nome Ginelli também aparece na Torre Negra, como um mafioso, ajudante de Enrico Balazar).
No fundo, o livro trata de questões sociais como materialismo e justiça.

9.4.08

Terror Psicológico


Ok, já falei demais da Torre. Vamos para um tópico sobre um livro diferente dessa vez.
Atenção, spoilers do livro Jogo Perigoso ("Gerald's Game").Ok, é impossível fazer um blog decente sem spoilers...

Imagine um livro inteiro passado apenas em um quarto cuja personagem está acorrentada a uma cama e você é obrigado a sofrer junto com ela e saber tudo que se passa na mente de uma pessoa algemada em uma cama, aonde sede e fome não são nada comparado a situação psicológica dessa pessoa.
Jessie Burlingame (Reparem o "game" no nome) e seu marido Gerald estão no interior do Maine, EUA, na sua casa isolada aonde passam as férias. Gerald é um advogado e sofre de problemas de pressão alta, além de ter comportamento agressivo. Gerald e Jessie tinham o costume de fazer jogos de sexo em suas férias. O jogo preferido de Gerald era algemar a esposa na cama e fazer sexo com ela assim. Certo dia, Gerald exagerou no seu comportamento agressivo. Além disso, Jessie já estava ficando cansada desses jogos. Estressada com o marido que recusava-se a soltá-la, Jessie dá um chute apenas para afastá-lo dela e ele se mancar... porém... acerta o coração de Gerald e ele tem uma ataque do coração diante dela e morre. Jessie fica muito tempo acorrentada à cama e o leitor é obrigado a viajar na sua mente, nas suas pertubações e horrores. Não só do presente, mas do passado também. Uma parte marcante do livro é quando um cachorro faminto invade a casa (cuja porta tinha ficado aberta) e come pedaços do cadáver de Gerald. Outra parte marcante é o jeito como Jessie consegue escapar da cama: depois de muito sacrifício tentando pegar um copo que havia na cabeceira, ela corta a mão com ele, usando o sangue para escorregar a mão através da algema.

Esse livro se diferencia dos outros tipos de livros pois se passa simplesmente no quarto da casa de Jessie e na mente dela. É um verdadeiro terror psicológico que consegue deixar o leitor nervoso e impaciente.

7.4.08

19 de Junho de 1999


Atenção, spoilers do livro VII da Torre Negra. (Prometo que vou controlar meus spoilers da Torre) ----------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia as 2 notícias:

Em 19 de junho de 1999, Stephen King andando pelo acostamento em sua caminhada matinal em uma estrada do Maine, local aonde vive, foi atropelado por uma van azul de um homem chamado Bryan Smith que se distraiu com um de seus cachorros Rottweillers que carregava na van.

Em 19 de junho de 1999, Stephen King andando pelo acostamento em sua caminhada matinal em uma estrada do Maine, local aonde vive, foi salvo por um menino e um estranho homem alto, magro que parece ter vindo de outro mundo. Quase foi atropelado por uma van azul de um homem chamado Bryan Smith que se distraiu com um de seus cachorros Rottweillers que carregava na van. O garoto foi atropelado em seu lugar e morreu.

A primeira notícia é verdadeira, a segunda notícia é um resumo de parte do livro VII da Torre Negra de SK, do qual o próprio SK é personagem e desempenha um papel significativo no desenrolar da série. Muitos não sabem mas a história da van que consta na Torre é verdadeira e ocorreu na data que se tornou a data-chave dos livros da Torre: 19 de junho de 1999.
Esse acidente traumatizou tanto King que virou uma parte importantíssima de um de seus livros e ainda serviu para tirar a vida de um dos principais personagens da série.

Alguns detalhes interessantes sobre esse fato:
- Bryan Smith, no livro, escutava "Crazy Train" de Ozzy Osbourne, música que descreve o jeito que ele dirigia ao mesmo tempo que descreve o comportamento do Trem-Computador Blaine, dos livros III e IV da Torre.
- Se Stephen King não tivesse sobrevivido ao acidente no livro, o Feixe de Luz que mantinha a Torre teria morrido , assim como toda a existência.
- Se Stephen King não tivesse sobrevivido ao acidente na vida real, nunca teria terminado de escrever a Torre Negra.
- O advogado de King comprou a van de Bryan Smith (na foto). King usou-a para acertá-la com com seu taco de beisebol.
- Esse é mais pessoal: Eu terminei de ler o livro no dia 19 de junho de 2007 (depois de 6 meses lendo). Assustador.

6.4.08

O Pistoleiro

Aproveitando o lançamento do gibi da Torre Negra: "Nasce o Pistoleiro" e o atraso da segunda edição (assim como a primeira atrasou mais de um mês) vou postar aqui um vídeo que fiz com imagens de diversos artistas sobre a Torre Negra e a música "The Gunslinger" da banda de power metal alemã Demons & Wizards (formada pelo vocalista do Blind Guardian e guitarrista do Iced Earth). E aproveito para postar também a letra traduzida da música que fala sobre a jornada de Roland de Gilead em direção a Torre.



O Pistoleiro

Canções para cantar...

Canção da Tartaruga
E o Lamento do Urso
Desperto
Eu posso sentir isso
Ainda estou com medo
A Estrada da Torre está a frente
Commala, venha. Ka...
Ka veio até mim
Velho amigo sombrio
Se você finalmente tiver falhado no teste
O que isso significaria?
Estamos chegando perto (2x)
Dama da tristeza
Seu tempo se vai...

Murcha...murcha...

"Diga obrigado", os feixes estão seguros, meu amigo
Longos dias e belas noites pra você

Salve-me
O acorde final
Não deixe ele terminar assim!!
Não, não assim!!
Diga-me
Quando as coisas estão finalmente ficando saindo de controle
Está saindo de controle...

Emaranhado, eu fui capturado
Você colocou um feitiço em mim
O último na linhagem
Linhagem dos Pistoleiros
O sacrifício da inocência
Esse trabalho precisa ser feito
Agora sopre a trombeta
Saúdem a Pistola!

O que está feito, está feito
Sim, não haverá retorno
Toda jornada deve ter um fim
Todos saúdam o pistoleiro
Louvem o Dinh e o Rei
Além do nosso alcance, fora de controle

Salve-me
Tocar a Rosa não trará liberdade
Sem volta
Venha me salvar
Há outros mundos
Mas certamente nenhum como esse
O mundo mudou...

O que está feito, está feito
Sim, não haverá retorno
A palavra é a lei
A lei é o Ka

O fim da estrada está logo a frente
Estou me sentindo puro
O fim da estrada....

O sacrifício da inocência
A saudação à arma
Meu caminho foi morte e loucura
Agora que venha a Torre!

O que está feito, está feito
Sim, não haverá retorno
Toda jornada deve ter um fim
Todos saúdam o pistoleiro
Louvem o Dinh e o Rei
Além do nosso alcance, fora de controle


4.4.08

Tristeza


King escreve livros de suspense, terror e mistérios. Apesar de muitos momentos cômicos e felizes os momentos tristes parecem se tornam marcantes nos livros de SK.

ATENÇÃO! Tópico contém spoilers pesados!!

Ao abordar esse assunto a imagem de John Coffey na cadeira elétrica em "À espera de um milagre" vêm à cabeça de imediato. E, de fato, esse é um dos momentos mais tristes no livro. Podemos citar muitos outros momentos marcantes. O que pensar de Mike Noonan em "Saco de Ossos" que já abaladíssimo pela morte de sua esposa, consegue finalmente se apaixonar de novo e de repente... sua nova amada morre? Na minha opinião um dos momentos mais carregados de tristeza dos livros de SK está no final de "Saco de Ossos" (Ainda assim, "À espera de um milagre" bate o recorde).
Em a Torre Negra (como eu gosto de citá-lo...), como é um livro grande, muitos momentos de tristeza acontecem ao longo da jornada de Roland. [Atenção, se você não leu a Torre e ler o que vem a seguir pode se arrepender seriamente se ainda quiser ler. Continue a ler a partir de "Afinal,(...)"] Posso citar aqui a morte de Susan Delgado, a morte de Eddie, a(s) morte(s) de Jake (Quantas mortes!) e o surpreendente final do livro que de certa forma também é triste (Ou não? Depende do seu ponto de vista).
[Fim do Spoiler]
Afinal, a figura de Roland passa uma certa tristeza por natureza... se não fosse por Eddie, Jake e Susannah o livro seria um tanto quanto melancólico.
Outros momentos marcantes são: A morte de Gage Creed em "O Cemitério", o final de "O Iluminado" e muitos outros.