9.1.09

A Dança da Morte (The Stand)

Introdução

Após alguns posts sobre os HQs dA Dança da Morte, este é destinado à obra original, o livro e, em breve, farei um destinado ao mini-seriado de 4 capítulos, lançado em 1994.
A Dança da Morte (The Stand, no original, que pode ser traduzido como A Resistência) foi lançado originalmente em 1978 e relançada em 1990 com novos capítulos e quase o dobro de páginas. Este livro pode ser considerado um dos épicos de Stephen King e seu cenário é os EUA pós-apocalíptico, devastado por uma gripe. A Dança da Morte possui quase 1000 páginas e só rivaliza com "A Coisa" (It).



Um mundo devastado

O exército americano iniciou algumas pesquisas em armas biológicas, desenvolvendo um vírus com 99,4% de chance de contaminação e em constante mutação, o que impede a criação de vacinas contra o vírus. Porém, a situação fugiu do controle do exército quando houve um erro em um dos computadores do chamado Projeto Azul. Apesar de medidas contra erros, um oficial (Charles Campion) consegue escapar e acaba levando o vírus adiante, criando uma reação em cadeia no mundo inteiro, disseminando o fim do mundo.

Os personagens

Nesta seção há poucos spoilers.

Obviamente nem todas as pessoas morrem (senão não haveriam personagens no livro) e a pequena porcentagem da população mundial que sobrevive possui imunidade completa contra o vírus. Dentre essas pessoas, destacam-se os personagens do livro. Frannie Goldsmith, uma estudante universitária do Maine que acaba engravidando pouco antes do evento ocorrido no Projeto Azul. Stuart Redman, que estava no posto de gasolina de Bill Hapscomb, quando Charles Campion chega morrendo da base do Projeto Azul. Larry Underwood, um músico de sucesso que acabou de retornar para a casa da mãe, devido a problemas na costa oeste. Nick Andros, um surdo-mudo que acaba se envolvendo em uma confusão na estrada. Nadine Cross, uma estranha professora primária com alguns cabelos brancos e com muitos segredos. Ralph Brentner, um fazendeiro animado e tranquilo. Glen Bateman, um senhor sociólogo. Dayna Jurgens, uma mulher fria e determinada. Lucy Swann, uma dona de casa de 24 anos. Susan Stern, uma estudante universitária. Juiz Farris, um juiz com aproximadamente 70 anos. Harold Lauder, adolescente, gordo, inteligente e apaixonado pela sua ex-vizinha: Frannie Goldsmith. Tom Cullen, um retardado mental que encontra Nick semanas depois do evento no Projeto Azul. Essas pessoas formam o lado "bom" da história, centradas na personagem de Mãe Abagail, uma senhora negra de 108 anos que aparece constantemente em sonhos e acaba reunindo uma grande parte da população norte-americana na cidadezinha de Boulder.
Enquanto isso, há o outro lado, pessoas que sempre almejaram poder, que sempre se sentiram prejudicadas na vida e que nunca mediram esforços em ver os outros sofrerem. Essas pessoas acabam sendo atraídas por outro sonho, o sonho com um sorridente Randall Flagg, que apesar de ser amedontrador, surge com promessas de uma vida nova cheia de oportunidades. Dentre essas pessoas estão: Lloyd Henreid, um ladrão comum que acaba sendo preso pouco antes do vírus se espalhar. Donald Elbert, um louco incendiário mais conhecido como Homem da Lata de Lixo. Whitney Horgan, ex-cozinheiro do exército. Julie Lawry, uma adolescente instável, problemática e ninfomaníaca. O "Homem Rato", um estranho homem que gosta de se vestir como um pirata. Barry Dorgan, ex-delegado da polícia de St. Monica. Jenny Engstrom, ex-dançarina. Essas pessoas são as principais do povoado que se forma em Las Vegas, centrados no personagem Randall Flagg (também conhecido como Turista Andarilho, dentre milhares de outros nomes).



A Resistência

Há muitos spoilers nessa seção

A Dança da Morte, na minha opinião é a melhor obra de Stephen King, junto com a Torre Negra. A obra é centrada no vírus e na resistência do povo que se forma em Boulder contra o povo que se forma em Las Vegas e mostra como a sociedade se reconstrói, buscando organização, leis e ordem. Enquanto Boulder pode ser comparado com um governo pacíficio, Las Vegas deve ser comparado com um governo militar e ditatorial já que Randall Flagg almeja reativar todo tipo de armamento, desde bombas até aviões, além de torturar e crucificar todos aqueles que fugirem de sua ordem. Por exemplo, o uso de drogas é intolerável para RF, que exige que todos usuários de drogas sejam crucificados. Apesar disso, RF possui motivos ocultos e planeja a destruição de Boulder. Muitos tentam comparar RF com Adolph Hitler, mas o mais apropriado é o Diabo. Hitler, ainda que racista e desumano, teve suas motivações militares visando um objetivo final. Randall Flagg, no entanto, almeja a destruição, a morte e o sofrimento, apesar de esconder seus objetivos finais. O que Randall Flagg não contava ou não conseguia entender era a "luta pela sobrevivência", a esperança e perseverança do ser humano, que mesmo depois de terem toda uma vida arrancada pela gripe continuam querendo lutar por direitos e pela paz. É para destruir Boulder, que o Turista Andarillho conta com a ajuda do Homem da Lata de Lixo, lunático e determinado a fazer tudo por Randall Flagg (e acaba sendo também o elemento fundamental para o "fim" de Randall Flagg). A história possui uma base religiosa que se reflete na luta "bem x mal" (Mãe Abagail x Randall Flagg, Boulder x Las Vegas) e Mãe Abagail é extremamente religiosa e sabe que tem um papel a cumprir na Terra antes de partir. É com objetivos religiosos que muitas decisões são tomadas no final do livro. Por mais que não acreditem em religião, após meses de sonhos reveladores, não havia por que negar o "poder" de Mãe Abagail. É por esse motivo que Larry Underwood, Stuart Redman, Ralph Brentner e Glen Bateman deixam para trás toda a lógica e a razão e partem em uma jornada final para Las Vegas, movidos pelo destino, por Deus ou pelo Ka.



Curiosidades e pontos negativos

Há muitos spoilers nessa seção

- No final da versão lançada em 1990 há um pequeno epílogo ("O círculo se fecha") com um homem acordando numa ilha habitada por nativos, ele se apresenta como Rusell Faraday (Reparem nas iniciais RF) e diz que está lá para educá-los. Os nativos consideram esse homem como um deus e a última linha do livro diz que a vida é uma roda, em cada era tudo se repete, exatamente a idéia do Ka, abordada na Torre Negra.
- Um dos pontos negativos do livro (assim como da maioria das obras de Stephen King) é a falta de países estrangeiros. Seria interessante saber o impacto da Capitão Viajante em outros países, mas SK não sai dos Estados Unidos em seus livros.
- É interessante notar que personagens "diferentes" tem um papel importante no livro: Nick Andros, que é surdo-mudo, apesar de morrer na explosão do comitê é um dos personagens mais adorados por Mãe Abagail e é graças a ele que muitas coisas acabam dando certo. Tom Cullen, retardado mental, acaba salvando a vida de Stuart Redman. O Homem da Lata de Lixo, que é louco e incendiário, tem o papel decisivo no livro, levando a bomba atômica até RF e ocasionando uma explosão não-intencional.
- Frannie e Stuart discutem sobre o ser humano no final do livro e Stuart percebe que aos poucos tudo está voltando a ser como era, os mesmos erros, a mesma necessidade de organização. E, para ele, o erro do ser humano está exatamente na organização: primeiro é preciso de segurança, depois exigimos leis e ordem, depois exigimos um governo para controlar tudo, logo o governo precisará de armas, de bombas e tropas, logo virá a guerra (ou a gripe) e acabará com tudo que foi construído. Então, virá a reconstrução e o círculo se abre novamente. No livro, a sociedade formada em Boulder antes de um comitê é feliz. Após um comitê ser formado as coisas começam a desandar e começam a surgir reinvidicações que antes se mostravam desnecessárias. Enquanto isso, em Las Vegas, o povo vive com medo de Randall Flagg e totalmente pressionado perante o "governo" de dele.


Concluindo, recomendo fortemente esse livro que pode ser encontrando em várias livrarias (reais ou virtuais) pelo preço de R$89,90. Vale lembrar que a versão a venda é apenas a versão extendida lançada em 1990. Em breve, um tópico sobre o mini-seriado, sobre mais HQs que logo serão lançadas e sobre o conto "Ondas Noturnas" (Night Surf), publicado em "Sombras da Noite" (Night Shift) que também fala sobre o vírus Capitão Viajante.


Nenhum comentário: