11.3.08

Músicas na Torre


Esse tópico é sobre as várias músicas citadas na Torre Negra, algumas com grande importância na história e de músicas feitas sobre a Torre, mas não citadas nos livros.

Atenção: O tópico pode contar SPOILERS, mesmo que "leves".

Começarei falando do Mundo Médio, aonde acontece parte da história, o mundo de Roland de Gilead, protagonista da série. Durante a história percebemos que o Mundo Médio possui certos vestígios do nosso mundo, inclusive de tecnologias bem avançadas. Mas além desses vestígios, no primeiro livro vemos o pianista da taverna em Tull tocar "Hey Jude" dos Beatles. Já no segundo livro quando Eddie está dormindo, ele escuta vagamente Roland cantar um trecho da mesma música. Mais adiante na história escutamos nas caixas de som de Lud a percurssão de "Velcro Fly" da banda Z.Z Top que deixa Eddie boquiaberto. No quinto livro, ouvimos a história do Padre Callahan e das enormes conexões com a música "Somebody saved my life tonight" do Elthon John, cuja letra tem a ver com o que aconteceu ao padre. Também podemos citar as músicas com o número 19, (número que tem um papel importante na série): 19th Nervous Breakdown (Rolling Stones), Hey Nineteen (Steely Dan). Outros artistas famosos citados durante o livro são: Bob Dylan, Ozzy Osbourne, Frank Sinatra, Johnny Cash, Ramones, etc.

A parte a seguir contém alguns SPOILERS, dessa vez "pesados":

Depois da série lançada, muitos músicos a usaram como inspiração pras suas músicas. E aqui posso citar bandas de Heavy Metal como: Blind Guardian, Demons & Wizards, Nightwish, Nostradameus.
Blind Guardian:
- Na música "Somewhere Far Beyond" (Algum lugar muito distante) que fala principalmente sobre o primeiro e o segundo livro da série e o conceito dela em geral.
- Na música "Carry the Blessed Home" (Carregue o abençoado para casa) que fala sobre o sentimento de Roland quando Jake morre, no sétimo livro da série.
Demons & Wizards:
- Na música "Terror Train" (Trem do Terror) que fala sobre o Trem-Computador Blaine e as linhas de guitarra se assemelham a um trem em altíssima velocidade num trilho, assim como Blaine.
- Na música "Crimson King" (Rei Rubro) que fala sobre o Rei Rubro, grande vilão da série.
-Na música "Seize the Day" (Ganhar o Dia) que fala de um modo bem genérico sobre a aventura de Roland.
Nostradameus:
-Na música "Randall Flagg", que apesar de ser um vilão na série, a música foi inspirada no livro "The Stand" (Dança da Morte) na qual Randall Flagg também é vilão.
Nightwish:
-Na música "7 Days to the Wolves" (7 dias para os lobos) que fala de forma "semi-vaga" sobre os Lobos de Calla, mesclando elementos de poesia antiga com a série.

Muitas outras músicas falam sobre a série também, mas não quero alongar muito o post, que já está bem grandinho. Futuramente, posso falar novamente sobre elas.

Um comentário:

Pedro Américo disse...

cara, muito bom o blog

muito bom mesmo

parabens