24.1.12

11/22/63: Jonathan Demme fala sobre a adaptação


11/22/63 não tem nem três meses de vida mas sua adaptação já está em andamento. Na verdade, antes do lançamento já tínhamos notícia dessa adaptação.
Recentemente Jonathan Demme (que será roteirista e diretor) deu uma entrevista para a MTV e falou sobre a adaptação:
"Estou adaptando o livro de Stephen King. Estou trabalhando no roteiro dele nesse momento. É uma história de viagem no tempo. Alguém do século 20 consegue uma janela para o passado e parte com o objetivo de salvar a vida do presidente Kennedy. É um thriller extraordinário. É também uma grande história de amor. É um livro fabuloso."

Demme não sabe quando as filmagens começarão. "Primeiro tenho que terminar o roteiro e essa parte está indo muito bem", disse ele.

Fonte: MTV

19.1.12

A Dança da Morte: adaptação encontrou roteirista?


Segundo a New York Magazine, a nova adaptação cinematográfica de A Dança da Morte (The Stand) da Warner Bros. pode ter encontrado um roteirista. O filme será dirigido por Ben Affleck e, segundo fontes da New York Magazine, Affleck contratou David Kajganich para escrever o roteiro do épico de King, mesma pessoa responsável pelo roteiro de A Coisa (It), também da Warner Bros.
Kajganich é conhecido pelo filme Invasores, de 2007, que infelizmente foi um fracasso. Além disso, ele também deve ser o roteirista da nova adaptação de O Cemitério (Pet Sematary) em 2013.

18.1.12

Eclipse Total: obra terá versão em ópera em 2013


Cinema, TV, teatro, HQs... as obras de King estão em todos os meios de comunicação e agora Eclipse Total (Dolores Claiborne) terá uma versão em ópera!
O anúncio veio terça passada e terá a soprano Dolora Zajick cantando, Tobias Picker e J.D. McClatchy como compositores e David Gockley como diretor. O livro conta a história de Dolores Claiborne, que está em uma delegacia contando que não assassinou sua patroa rica, mas que assassinou seu marido há 30 anos atrás... O filme foi adaptado para o cinema em 1995 com Kathy Bates e Christopher Plummer. Segundo Gockley: "É um filme de paixões intensas, tragédia e sobrevivência e achamos que ele tinha qualidades de ópera. Fazê-la com a indômita Dolora Zajick fez todo sentido."
A ópera terá sua estréia em 15 de setembro de 2013 nos Estados Unidos.

O livro Eclipse Total foi lançado no Brasil nos anos 90 mas, infelizmente, já foi retirado de venda há muito tempo.

16.1.12

A Torre Negra: sua foto no novo livro e capa da edição britânica


A Hodder Books está fazendo uma promoção bem legal para divulgar The Dark Tower: The Wind Through the Keyhole no Reino Unido. Eles estão dando uma oportunidade para os leitores de King aparecerem na capa de trás do livro.
Usando a tecnologia de mosaico, milhares de fotos de leitores serão publicadas na capa traseira do livro, formando uma imagem maior. Um dos vencedores também será escolhido para receber o catálogo inteiro de livros de Stephen King publicados pela Hodder Books. Basta ir na página do facebook da promoção e enviar sua foto até o dia 23 de janeiro.
Com essa promoção, a capa britânica do livro também foi divulgada e pode ser vista aqui no tópico.

12.1.12

11/22/63 - Resenha


Como muitos já sabem, 11/22/63 é um romance de Stephen King que envolve viagem no tempo. Em primeiro lugar, se você espera um livro de ficção científica, procure outro livro. Se você espera que o nome Stephen King vá significar um livro de terror, é melhor ler A Coisa (It), O Cemitério (Pet Sematary) ou Christine.
11/22/63 é um romance que retrata a trajetória de Jake Epping para mudar a história do mundo. Jake é um professor de ensino-médio que, através de um estranho quarto em um restaurante no Maine, consegue voltar para o ano de 1958. Jake decide então viver no passado para fazer algo que, teoricamente, vai melhorar o futuro da humanidade (sobretudo dos EUA e, segundo seus pensamentos, do Vietnã): salvar a vida de John F. Kennedy, presidente dos EUA eleito em 1961.
O romance de quase 900 páginas retrata a trajetória de George Amberson (nome que Jake Epping adota no passado) seguindo os passos de Lee Harvey Oswald, assassino de JFK, enquanto tenta levar uma vida quase normal, escondendo de todos seus objetivos e, obviamente, de onde (quando) veio.
O livro consegue fazer o que todo bom livro faz, prender o leitor por muitas horas. É bastante interessante ver como eram os costumes dos anos 60 nessa perspectiva, tendo um personagem para comparar a realidade norte-americana de 2011 (mesmo essa sendo um tanto quanto diferente da realidade brasileira) com a realidade do passado. Com 11/22/63, o leitor consegue, também, aprender detalhes sobre Oswald, suas intenções, aonde viveu, com quem lidava ou o que fazia. Apesar de muitas partes terem sido inventadas por King (é impossível saber tudo que aconteceu), o livro dá um background bem interessante sobre a vida de Oswald. Kennedy, apesar de ser o foco do livro, não é tão bem descrito quanto Oswald, já que o assassino está praticamente "vivendo" com Jake Epping e a história é em primeira pessoa. Kennedy é um pano de fundo, um objetivo a ser alcançado. Além deles, o livro conta com personagens importantes na história norte-americana como George de Mohrenschildt (geologista influente e amigo de Oswald), Marina Oswald (esposa de Oswald) e Edwin Walker (general racista).


[A partir daqui podem haver spoilers]

Seguindo os passos de Under the Dome, King escreveu mais uma vez uma história sem nada de terror, com foco na vida dos personagens (embora com bem menos personagens que Under the Dome). King retrata, sempre muito bem, a vida de Jake na cidade de Jodie (inventada) no Texas, enquanto passa o tempo em que não está investigando a vida de Lee Harvey Oswald em Dallas. A vida de Jake se entrelaça com a vida de muitos outros personagens, como Sadie Dunhill, que torna-se namorada de Jake. Para Jake, essa é sua nova vida, embora ele tema sempre o efeito borboleta, isto é, algumas mudanças menores que ele causou no passado causarem mudanças drásticas em seu futuro, principalmente num certo dia do mês de novembro de 1963.
Fãs de A Coisa (It) também vão comemorar: parte da vida de Jake em 1958 (esse ano já desperta sentimentos nos fãs do livro) é em Derry e ele encontra Beverly Marsh e Richie Tozier, ainda crianças, logo após seu confronto sinistro com um demônio em forma de palhaço que todos conhecem muito bem. Um diálogo divertido que fará muito mais sentido para quem já leu A Coisa se dá entre Jake e as duas crianças.


É também bastante pertinente como King lida com os efeitos da viagem no tempo e o uso "abusivo" dela, através de um personagem chamado de Homem do Cartão Amarelo, que é equivalente à um conselheiro para pessoas que descobriram a fenda no tempo. Outro fato interessante é como essa viagem funciona: a pessoa pode voltar no tempo para 1958, passar anos no passado e voltar a hora que quiser para 2011 e só terão se passado alguns minutos. Com isso, é possível ver quais as consequências dos seus atos. Porém, ao viajar de 2011 para 1958 acontece uma reinicialização e tudo que a pessoa fez anteriormente é perdido. 

No geral, 11/22/63 é um livro excelente, que merece logo uma tradução para o português e mostra que King é um escritor excelente, seja escrevendo terror ou outro tipo de história.

8.1.12

A Torre Negra - Traição: encadernado no final de janeiro


O terceiro arco de HQs de A Torre Negra, entitulado A Torre Negra - Traição (The Dark Tower: Treachery) será lançado em formato de encadernado pela Editora Suma de Letras no dia 30 de janeiro. O encadernado terá 152 páginas englobando 5 edições e custará R$60,00.

Traição acompanha o ka-tet de Roland de volta à Gilead enquanto Roland é atormentado por visões da Toranja de Merlin, enquanto o Rei Rubro planeja a destruição da Torre.

7.1.12

A Torre Negra: pôster pronto até julho?

Uma recente entrevista com Justin Ishmael trouxe notícias reveladoras sobre o pôster do primeiro filme de A Torre Negra (The Dark Tower). Ishmael é o diretor de criação da Mondo, empresa muito famosa de pôsteres. Segundo Ishmael, o artista Drew Struzan (clique aqui para ver alguns trabalhos do artista) está trabalhando no pôster do filme, que estará pronto para a ComicCon desse ano, que acontecerá em julho, na California (EUA).
Após finalizado, o pôster teria que passar por aprovação de Stephen King e da produção do filme e, finalmente, iria para um estande na ComicCon. Aguardaremos ansiosamente!




Abaixo segue a entrevista com Ishmael. O assunto da Torre começa após 3:30.




Fonte: Lilja's Library

4.1.12

Remake de Carrie, A Estranha com direção definida

Em maio de 2011 foi anunciado que o filme Carrie, A Estranha (Carrie), baseado no primeiro livro de King, terá um remake, cujo roteiro será escrito por Roberto Aguirre-Sacasa, que já trabalhou em um musical do Homem-Aranha e nas HQs de A Dança da Morte (The Stand).

Agora foi confirmado que Kimberly Peirce será a diretora do remake de Carrie. Peirce é famosa pelo filme Meninos Não Choram de 1999. Segundo o roteirista, Aguirre-Sacasa, a nova adaptação será mais fiel ao trabalho de King do que o filme original, de 1976.