10.11.11

O Maine de Stephen King


Com poucas exceções, os livros de Stephen King são situados nos Estados Unidos, principalmente no estado do Maine.
O Maine é situado no nordeste dos EUA, na região da Nova Inglaterra, é banhado pelo Atlântico e faz fronteira com o estado de New Hampshire (EUA) e com o Canadá. Para quem não sabe, Bangor, uma cidade no Maine, é aonde vive Stephen King, por isso essa escolha para suas obras. O autor também tem uma casa em Lovell, que também é no Maine.

Para ter uma certa liberdade, King criou algumas cidades no Maine, permitindo que ele crie histórias, costumes e geografia à sua própria vontade. Qual fã de longa data não conhece Derry ou Castle Rock? Além disso, King baseou-se em H.P Lovecraft, que também criou algumas cidades na região da Nova Inglaterra. Na foto do tópico há um mapa com algumas cidades verdadeiras e algumas das cidades criadas por King, embora a localização delas não sejam consideradas muito corretas e o Lago Kashwakamak realmente exista. 


Dentre as cidades/locais inventados por King estão: Derry,  Haven, Little Tall Island, Chester's Mill, Motton, Castle Rock, Jerusalem's Lot e Dark Score Lake.

Derry, a mais famosa delas, junto com Castle Rock, é a cidade do livro A Coisa (It) e Insônia (Insomnia), dentre outras aparições menores como em Saco de Ossos (Bag of Bones) ou O Concorrente (The Running Man). Derry é famosa por uma grande tempestade que devastou boa parte da cidade em 1958. Leia A Coisa  e você entenderá.

Castle Rock compartilha com Derry a sua fama e é uma cidade cheia de segredos obscuros. Zona Morta (The Dead Zone), Cão Raivoso (Cujo) e A Metade Negra (The Dark Half) são exemplos de livros situados na região.

Haven é uma cidade costeira (diferente do mapa) e bem conhecida de quem assiste a série homônima Haven, que também é a cidade de The Colorado Kid, livro na qual a série é baseada.


Motton já é uma cidade mais desconhecida. É apenas mencionada em alguns livros: Under the Dome e Carrie, A Estranha (Carrie) e faz fronteira com Chester's Mill.

Chester's Mill é a cidade que é cercada por uma redoma em Under the Dome e é também mencionada no conto N. do livro Ao Cair da Noite (Just After Sunset).

Little Tall Island é uma ilha perto da costa, aonde a minissérie A Tempestade do Século (Storm of the Century) e o livro Eclipse Total (Dolores Claiborne) se situam. A ilha possui menos de 1000 habitantes e seu povo tem o costume de guardar muitos segredos.

Jerusalem's Lot dá nome ao livro Salem's Lot (A Hora do Vampiro em português) e é uma das localidades mais malignas das obras de King. Existe desde 1765 (antes mesmo dos Estados Unidos existir) e já foi completamente queimada, seus habitantes foram dominados por vampiros.

Dark Score Lake é uma cidade perto de um lago para onde Mike Noonan, protagonista de Saco de Ossos (Bag of Bones) vai para tentar reconstruir sua vida. Jogo Perigoso (Gerald's Game) também se passa nessa cidade.

Nenhum comentário: