11.3.08

Músicas na Torre


Esse tópico é sobre as várias músicas citadas na Torre Negra, algumas com grande importância na história e de músicas feitas sobre a Torre, mas não citadas nos livros.

Atenção: O tópico pode contar SPOILERS, mesmo que "leves".

Começarei falando do Mundo Médio, aonde acontece parte da história, o mundo de Roland de Gilead, protagonista da série. Durante a história percebemos que o Mundo Médio possui certos vestígios do nosso mundo, inclusive de tecnologias bem avançadas. Mas além desses vestígios, no primeiro livro vemos o pianista da taverna em Tull tocar "Hey Jude" dos Beatles. Já no segundo livro quando Eddie está dormindo, ele escuta vagamente Roland cantar um trecho da mesma música. Mais adiante na história escutamos nas caixas de som de Lud a percurssão de "Velcro Fly" da banda Z.Z Top que deixa Eddie boquiaberto. No quinto livro, ouvimos a história do Padre Callahan e das enormes conexões com a música "Somebody saved my life tonight" do Elthon John, cuja letra tem a ver com o que aconteceu ao padre. Também podemos citar as músicas com o número 19, (número que tem um papel importante na série): 19th Nervous Breakdown (Rolling Stones), Hey Nineteen (Steely Dan). Outros artistas famosos citados durante o livro são: Bob Dylan, Ozzy Osbourne, Frank Sinatra, Johnny Cash, Ramones, etc.

A parte a seguir contém alguns SPOILERS, dessa vez "pesados":

Depois da série lançada, muitos músicos a usaram como inspiração pras suas músicas. E aqui posso citar bandas de Heavy Metal como: Blind Guardian, Demons & Wizards, Nightwish, Nostradameus.
Blind Guardian:
- Na música "Somewhere Far Beyond" (Algum lugar muito distante) que fala principalmente sobre o primeiro e o segundo livro da série e o conceito dela em geral.
- Na música "Carry the Blessed Home" (Carregue o abençoado para casa) que fala sobre o sentimento de Roland quando Jake morre, no sétimo livro da série.
Demons & Wizards:
- Na música "Terror Train" (Trem do Terror) que fala sobre o Trem-Computador Blaine e as linhas de guitarra se assemelham a um trem em altíssima velocidade num trilho, assim como Blaine.
- Na música "Crimson King" (Rei Rubro) que fala sobre o Rei Rubro, grande vilão da série.
-Na música "Seize the Day" (Ganhar o Dia) que fala de um modo bem genérico sobre a aventura de Roland.
Nostradameus:
-Na música "Randall Flagg", que apesar de ser um vilão na série, a música foi inspirada no livro "The Stand" (Dança da Morte) na qual Randall Flagg também é vilão.
Nightwish:
-Na música "7 Days to the Wolves" (7 dias para os lobos) que fala de forma "semi-vaga" sobre os Lobos de Calla, mesclando elementos de poesia antiga com a série.

Muitas outras músicas falam sobre a série também, mas não quero alongar muito o post, que já está bem grandinho. Futuramente, posso falar novamente sobre elas.

6.3.08

Mestre das Prisões?


Mesmo quem nunca leu Stephen King sabe que ele é conhecido como Mestre do Terror. De fato, esse "terror" às vezes mescla suspense, aventura e mistérios. Mas nem só de Terror vive o Mestre do Terror.
Muitos conhecem "À espera de um milagre" (The Green Mile), que conta a história de um homem de mais de 2 metros de altura, deficiente mental e acusado de assassinar a sangue frio duas garotinhas. Porém, na prisão, condenado à cadeira elétrica, John Coffey mostra-se capaz de realizar milagres e salvar vidas além de parecer uma pessoa extremamente gentil. Certamente um dos livros mais tristes que li e um dos filmes mais tristes que vi. Apesar de triste, é genial. E o mais próximo do terror que encontramos no livro é a cadeira elétrica.
Outra história, menos conhecida, é o conto "Rita Wayworth and Shawshank Redemption", que deu origem ao filme "The Shawshank Redemption" (Um Sonho de Liberdade), com Morgan Freeman. Ele conta a história de Andy, que foi condenado a matar a mulher e o amante em meados de 1947 e com ajuda de seu amigo Ellis Redding, alimenta o sonho de passar o resto de sua vida fora da prisão. Considerado o 2º melhor filme de todos os tempos pelo site IMDb e costuma entrar no ranking dentre os melhores filmes de todos os tempos.
Algo interessante de se notar é que ambas as histórias se passam em prisões e contam a história de prisioneiros e nenhum dos dois apresentam nada de terror (Shawshank tem 0% do que pode ser chamado de "terror").
Certamente há outros livros que não são considerados de Terror (embora eu não conheça, ou não me lembre agora) ou que tem um grau menor de Terror, como a Torre Negra, que apesar de ter seus momentos de terror, não deve ser considerado um livro do gênero.

Trailer de "À espera de um milagre" em inglês:


3.3.08

A encarnação do mal



De quem mais eu poderia estar falando, senão Randall Flagg? Randall Flagg é um dos meus vilões preferidos de muitos livros que já li. Apareceu primeiramente em 1978 no livro Dança da Morte ("The Stand"), o qual infelizmente ainda não li. É um dos principais vilões da Torre Negra, assim como de Olhos do Dragão (que também ainda não li). Obs.: Quando houver um spoiler, usarei a tag [SPOILER] e letra preta. Randall Flagg tem uma personalidade cômica, sempre fazendo piadas, usa um broche com um smile, um broche com símbolo da paz e um broche com um "CK" (de Rei Rubro) e apesar disso, representa perfeitamente o mal. Conhecido em muitos mundos e em muitas épocas por muitos nomes, R.F foi uma pedra (e que pedra!) no caminho de Roland de Gilead em direção à Torre. Na Torre podemos ver R.F conhecido como Richard Fannin (mesmas iniciais), num mundo semelhante à Topeka (E.U.A) mas totalmente destruído por algum vírus ou ameaça atômica, vivendo em um palácio de vidro verde com muitas alusões à Mágico de Oz. Vemos ele também como o misterioso Homem de Preto ou Walter das Sombras no Mundo Médio de Roland, trazendo profecias, "vida" aos mortos e morte aos vivos. Também o encontramos sob o nome de Marten Broadcloak, amante da mãe de Roland (Mostrado na Torre Negra IV e nos gibis). E John Farson, o "Homem Bom", líder de uma revolução que fez o Mundo Médio "seguir adiante", dentre outros nomes como Maerlin, Nyarlathotep e Rudin Filaro. R.F está em todos os mundos, espalhando o mal de forma bem sutil (ou não), já foi comparado ao Diabo, a Hitler e a Stalin. [SPOILER] No final do último livro da Torre, presenciamos a morte de R.F, que eu achei bem ruim, se tratando do vilão que ele era. Ele merecia algo melhor do que ser comido por um humano-aranha. [/SPOILER]

1.3.08

Fúria


Fazendo a lista de livros que tem do lado direito do blog, descobri a existência do livro Fúria (Rage) lançado por SK na época em que ele estava usando o pseudônimo de Richard Bachman. Foi um dos primeiros livros lançados por SK (1977, sendo que ele começou a escrever 11 anos antes).
Esse livro conta a história de Charlie Decker um estudante do colegial que aos poucos começa a se revoltar contra todo tipo de autoridade. Ele vai ficando cada vez mais louco e chega um momento em que ele mata seus professores e até alunos. Charlie afirma no livro que não sabe por que faz isso e que se soubesse certamente não faria (realmente um louco).
O problema desse livro é que ele influenciou duas pessoas na vida real a fazer a mesma coisa que Charlie Decker. Michael Carneal atirou em 3 estudantes em 1997, em Kentucky, EUA. Uma cópia de "Rage" foi encontrada em sua gaveta. Outro estudante com nome não revelado cometeu seus crimes de forma muito semelhante ao ocorrido no livro, embora ele tenha alegado que não tinha lido o livro.
Após esses crimes, Stephen King tirou o livro de circulação e hoje esse livro é considerado raro.