23.4.10

Stephen King e o baseball - Uma breve comparação entre dois livros


Stephen King sempre foi um fã de baseball fanático. Essa característica do mestre percebe-se de muitas formas, desde entrevistas até uma quantidade enorme de referências ao baseball em seus livros. Fã do Red Sox, King já apareceu para a mídia com boné e camisa do time.
Dia 20 de abril, King lançou um novo livro: Blockade Billy. Com tema centrado no baseball, esse livro conta sobre um jogador de baseball famoso e de sucesso, mas que possuia um grande segredo. Blockade Billy é história fictícia baseada em um jogador que realmente existiu.
Em 2004, Stephen King publicou com Stewart O'Nan o livro chamado Faithful (Fiel), que segue um caminho diferente de Blockade Billy, com conversas entre os dois autores, por e-mail, discutindo toda a temporada americana de baseball de 2004, com foco, obviamente, nos Red Sox.
Faithful não possui tradução no Brasil e talvez não vá ser traduzido, já que se trata de um livro sobre um esporte não muito praticado no país. Já Blockade Billy, apesar de estar focado no baseball, é um romance e conta uma história, portanto há chances de uma tradução brasileira, embora muitos termos técnicos do baseball devam estar presentes no livro, confundindo quem não é fã.
Em uma analogia simples, a comparação entre os dois livros é equivalente a comparar um documentário sobre a segunda guerra mundial com o filme O Resgate do Soldado Ryan.

Um comentário:

blogue dé sua opinião disse...

Obrigado pelo post,eu li o conto e devido ao modo de escrever do King como se fosse uma conversa eu meio que acreditei na existência do jogador,seu texto esclareceu as coisas.