23.9.08

O Nevoeiro



Recentemente estreou nos cinemas brasileiros o filme "O Nevoeiro" (The Mist), adaptado do livro homônimo. O primeiro ponto a considerar é que o roteirista e diretor é Frank Darabont, o mesmo de "À espera de um milagre" e "Um sonho de liberdade" (Ambos de SK). Confesso que fui no cinema para ver outro filme e só associei "O Nevoeiro" com "The Mist" quando vi o nome de Stephen King. Decidi por ver esse, apesar de não gostar de ver filmes sobre livros de autores que gosto muito antes de ler os livros. E tudo que tenho a dizer sobre o filme é: "Excelente". Fazia tempo que eu não via um filme tão bom. Como o filme ainda está em alguns cinemas, decidi não colocar spoilers significantes aqui para não espantar ninguém do blog. Decidi escrever uma breve sinopse com alguns comentários extras.
O filme conta a história de uma pequena cidade interiorana nos EUA, na qual um nevoeiro surge de repente e dele saem estranhas criaturas semelhantes a insetos e algumas maiores semelhantes a dinossauros ou algum outro monstro bizarro. O filme se passa com um grupo de pessoas que ficou preso em um supermercado quando o nevoeiro surgiu e mostra o desespero do ser humano no limite de sua sobrevivência, tendo que lidar com monstros até então desconhecidos e não podendo sair do mercado. Aos poucos, uma mulher fanática religiosa, Senhora Carmody, começa a pregar o Armagedon no mercado e começa a juntar adeptos da sua causa, dizendo que o nevoeiro é a vingança de Deus e que todos devem morrer e se submeter a vontade de Deus. A situação chega ao ponto da insanidade.
Decidi por não contar mais além disso por que o filme vale a pena ser visto. Na sessão que eu fui, ele foi aplaudido duas vezes, uma durante o filme e outra no final. Mas posso adiantar que o final é muito cruel.
Algumas curiosidades sobre o filme:
1- No início, o personagem principal (David Drayton) aparece pintando um quadro que mostra Roland de Gilead saindo de uma porta e ao lado dele há uma Rosa. Referência explícita a Torre Negra. Ao lado dele estão mais 2 quadros com temáticas da Torre.
2- A história da origem do nevoeiro tem muito a ver com a temática central da Torre Negra.
3- Um dos monstros que aparecem é descrito na Torre Negra III (Terras Devastadas).
4- A Sra. Carmody é uma serva do Rei Rubro (Na minha opinião).

Mudando para um assunto mais pessoal agora, mas ainda dentro do assunto do blog: ganhei de presente da minha linda namorada Babi, o livro "A Dança da Morte" (The Stand) (Na verdade, ela viu que eu estava querendo alguns tópicos antes desse). Quando eu tiver lido ele todo faço um post sobre ele aqui. Até agora está muito bom.
Obrigado pelo livro, amor :]

Um comentário:

leonardo greco disse...

a senhora carmody me lembra silvia pittston, do primeiro livro...

acho que o que aconteceu eh q os militares do filme abriram uma porta pro mundo chave de roland, e liberaram os monstros descritos depois que ele deixa Lud junto com blaine