27.2.08

Lost in the Dark Tower



Primeiramente, gostaria de lembrar que esse blog é em português apesar do título e do título da postagem. Em segundo, gostaria de agradecer Thiago Xavier, grande amigo meu, pela idéia do blog.
Considerando a conversa que tive hoje com esse meu amigo (que é grande fã de Lost), decidi fazer o post sobre ela. Nesse primeiro post vou falar das conexões entre a série de televisão Lost e das obras de Stephen King.
Recentemente,
J.J Abrams, produtor da série Lost comprou os direitos da obra "A Torre Negra", de SK. Considerando que ele anunciou que não vai produzir nem filme, nem seriado sobre a Torre, especula-se alguma ligação nas temporadas finais de Lost com a série de livros da Torre de SK. Esse post é para mostrar as ligações entre Lost e a Torre (e outras obras de King, lembrando que A Torre é um livro interconectado com vários outros livros de King). Peço perdão pela má tradução ou não tradução de alguns nomes de Lost, sou pouco conhecedor da série.

A seguir a lista de referências diretas ou indiretas feitas em Lost às obras de Stephen King:
- Um balão mostrado em Lost mostra a marca "Nozz-A-La" que é uma marca fictícia de um refrigerante em um mundo paralelo ao nosso na série da Torre. Seria o paralelo da Coca-Cola, que é inexistente nesse mundo paralelo.
- No episódio "A Tale of 2 Cities" de Lost, uma cópia de "Hearts in Atlantis" (não traduzido para o português) de SK aparece na estante de Jack. Lembrando que esse livro tem uma grande conexão com os eventos da Torre.
- No episódio "Through the Looking Glass" da terceira temporada de Lost, Jack lê um jornal cujas palavras "Tower" (Torre), "Ted" e "beam"(feixe) aparecem escritas. Referências claras à Torre Negra, sendo Ted um personagem tanto da Torre Negra quanto de Hearts in Atlantis.
- Nos livros da Torre, os números 19 e 99 possuem um significado maior que tenta ser entendido pelos personagens. Em Lost vemos a mesma coisa com uma série de números. Lembrando também que a adição da data da queda do avião em Lost soma 19 (Essa adição de datas resultando em 19 é comum na Torre Negra).
- Empresas secretas e maliciosas como Sombra Corporations e North Central Positronics podem ser comparadas à The Hanso Foundation e Paik Heavy Industries.
- Os Lobos de Calla agem semelhante aos Outros (The Others), capturando crianças e as "devolvendo" incapacitadas mentalmente.
- A Ilha de Lost supostamente pode ser considerada como um nexo entre diversas realidades e tempos diferentes, exatamente como a Torre Negra.

Como não quero estender muito o post vou parar por aqui, mas muitas outras semelhanças podem ser encontradas em: http://en.lostpedia.com/wiki/Stephen_King

Lembrando aos fãs de Lost: A Terceira Temporada de Lost estrou ontem (26/02) na Rede Globo.
Lembrando aos fãs da Torre Negra: A HQ da Torre, "Nasce o Pistoleiro" lançou hoje nas bancas pela Marvel (representada pela Panini Comics) que conta a história do passado de Roland (o passado contado em "Mago e Vidro", 4º livro da série e muito mais sobre o passado do pistoleiro).